quarta-feira, 6 de março de 2013

Espinhas (acne)

Tendo sofrido por muito tempo por acne (espinhas), compartilho aqui o que aprendi nesse tempo.

Há basicamente 3 tratamentos possíveis:

1) Tradicional:

Sua médica certamente vai iniciar por este. Ela inclui lavar o rosto com um sabonete específico para acne (acnase, acnesoap, actine, etc), que retira a oleosidade excessiva (se vc tem acne, seu rosto é oleoso, caso não tenha percebido). E também usar um creme (peróxido de benzoíla, clindoxyl, etc), que é o medicamento em si.

Por vezes, a médica vai recomendar um protetor solar também, mais para proteger sua pele (pois o creme agride um pouco). Mas tem que ser um em gel (ex. Sun Max 20 acquagel), para não deixar a pele oleosa.

Eficácia: média. O tratamento ajuda, mas requer uma enorme disciplina. Vc vai ter que passar o creme toda noite, e a melhora só é percebida no longo prazo (mínimo 6 meses). Sem disciplina, a eficácia é baixa.

Dica: use a pomada com abundância, não economize. Passe à noite, pois agride a pele (de manhã, melhor usar um protetor sem óleo pra proteger ex. sun max 20 acqua gel ou episol acqua gel). Não fique estourando as espinhas, pois isso pode marcar a pele. E disciplina, disciplina, disciplina (se não passar todo dia, não vai adiantar). Se vc for um sortudo, após a adolescência esse problema passa.

2) Antibióticos:

Comprimidos (ex. tetralysal) que vc toma e contém antibióticos fraquinhos, mas que são suficientes para combater as bactérias que geram acne.

A eficácia é boa, porém na minha experiência, as espinhas voltam logo que vc pára de tomar o remédio. Como é um antibiótico, vc não pode ficar tomando sempre (nem tente; sei de gente que morreu pq ficou tomando isso, na época que as farmácias não tinham muito controle).

Ou seja, tratamento inútil na minha opinião. A menos que vc só queira ficar livre das espinhas durante um período, para algum evento especial.

3) Roacutan (isotretinoína):

É o tratamento mais agressivo e mais eficaz que existe. Porém, gera diversos efeitos colaterais, inclusive malformação do feto (nas mulheres grávidas). Por isso, é a última opção que a médica vai te oferecer, ela vai pedir diversos exames e vc vai ter que assinar todo mês um termo de responsabilidade.

O remédio faz as glândulas sebáceas reduzirem sua atividade, e com o tempo atrofiarem um pouco. Com isso, a oleosidade da sua pele diminui, e a acne também. O maravilhoso é que as glândulas atrofiam um pouco, então mesmo após o término do tratamento (6 - 12 meses), sua pele terá menos espinhas.

O efeito colateral é que tudo seca; pele, lábios (vc tem que usar manteiga de cacau todo dia), partes íntimas (no caso das mulheres), etc. Diz a lenda que o remédio pode causar depressão também.

Mas acho que é o melhor tratamento, requer muitos cuidados mas ajuda muito. Quem tem muitas espinhas no rosto ou corpo, vai concordar comigo, o tratamento vale a pena. Penso que é a melhor solução se vc continuar tendo muitas espinhas na idade adulta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário