quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Céu, purgatório ou inferno?

Onde estamos? Será este mundo o céu, o purgatório ou o inferno?

Acho difícil acreditar que um mundo onde temos que devorar uns aos outros seja o céu. Por exemplo, o leão precisa matar uma gazela de tempos em tempos para sobreviver. O urso precisa matar peixes para comer. E assim por diante.

Portanto, meus caros, a vida é sofrimento (como já havia notado Schopenhauer). Seja a vida do leão ou da gazela. Seja a vida do pobre ou do rico (sim, rico também sofre...). Sem distinção de cor, raça, cultura, nem nada.

Creio, então, que deve haver um motivo para estarmos aqui. Talvez todos tenhamos feito algo de ruim e, como punição, fomos enviados a um mundo onde teríamos que lutar uns com os outros pela própria sobrevivência.

Entretanto, esse plano não deu totalmente certo com os humanos. Pois uma parte dos mesmos inventou conceitos como honestidade, justiça, solidariedade... E, assim, criaram um grupo de "resistência", que anseia por um mundo melhor, que constrói pouco a pouco um pedaço do céu aqui mesmo.

Penso que, se eu fosse engenheiro dos deuses, o melhor mundo que eu construiria seria um que, a cada vida, a pessoa tivesse uma nova oportunidade. E essa oportunidade seria melhor ou pior dependendo do que a pessoa fez na vida anterior. Se levou uma vida honrosa, teria uma nova vida mais confortável. Se levou uma vida suja, seria rebaixado, até o ponto de se tornar um animal, irracional, instintivo e meramente devorador de outras vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário