segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pagamento altos valores

Qual a melhor forma para se efetuar/receber pagamentos de altos valores? Segue uma breve análise:

1. Transferência bancária (mesmo banco):
É a forma mais garantida. O dinheiro sai de uma conta e entra em outra, sem erro. A desvantagem é que ambos precisam ter conta no mesmo banco. Para efetuar uma transação desta, tem que ir na agência da conta de origem (com identidade original e cartão do banco).

2. DOC/TED (banco diferente):
Quase tão garantido, mas tem a desvantagem de que a transação não é instantânea (mesmo o TED pode demorar algumas horas). Além disso, o DOC/TED pode voltar, por exemplo, se o CPF for digitado errado.  É preciso tirar extrato da conta destino para garantir que a grana foi creditada.

3. Cheque administrativo:
Teoricamente garantido, pois o dinheiro já sai da conta assim que se emite esse tipo de cheque. O problema é que não sei reconhecer quando um cheque é administrativo, e também há o risco de o mesmo ser falsificado.

Nem citei as opções dinheiro nem cheque comum, acho que são pouco confiáveis. O dinheiro pode ser falsificado, teria que conferir as cédulas uma a uma. Fora que não é comum ter muito dinheiro em papel, então pode ter origem criminosa. E cheque, não tem garantia, pode não ter fundos, ou até mesmo ser falsificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário