domingo, 14 de julho de 2013

Como vender carro - direto ao ponto

Segue um guia prático sobre como vender um carro:

1. Anunciar: atualmente, o melhor lugar para anunciar é no site Webmotors. Tem muita gente comprando e vendendo lá. Se for um carro de venda fácil (ex. popular), use o anúncio mais barato, de 30 dias. Caso contrário, opte pelo anúncio "até vender". Anuncie sempre um pouco acima do que pretende vender, pois o comprador sempre irá pechinchar (ex. R$1000 - 1500 acima). Coloque boas fotos, elas fazem a diferença.

2. Tendo achado comprador e acordado as condições, preencha o CRV (certificado de registro do veículo). Este documento é similar ao CRLV, mas um não substitui o outro. O CRV tem, no verso, campos para vc preencher na venda.

2a. Preencha os dados do comprador. Preencha o RG do comprador e indique o estado (ex. SSP/SP). Preencha o endereço completo do comprador, com CEP (depois, verifique no site dos correios se o CEP confere com o endereço)

2b. Peça para o comprador assinar. No estado de SP, não precisa reconhecer firma do comprador (mas em alguns estados, precisa).
ATUALIZACAO: Me parece que a regra mudou e, a partir de 2008, o CRV precisa do reconhecimento da firma do comprador também. Siga o que estiver escrito no verso do seu CRV.

2c. Não assine ainda no campo do vendedor. Vá no cartório (tabelião de notas) e diga que precisa reconhecer firma POR AUTENTICIDADE. Neste tipo de reconhecimento, vc precisa assinar na frente do funcionário, para ele comprovar 100% que foi vc mesmo quem assinou (leve um documento original).
NOTA: Quando vc vai no cartório, eles registram num livro deles que foi feita a venda, com todos os detalhes. Então, infelizmente, creio que se ambos tiverem que reconhecer firma, terão que ir juntos no cartório. Não pode reconhecer primeiro a firma de um, depois a do outro.

2d. Depois de assinado e com a firma reconhecida, peça para tirar 3 cópias autenticadas. Uma das cópias vc guarda para vc, a outra vc irá usar para informar ao DETRAN da venda (e a última, fica como backup se der algum problema na sua comunicação de venda).

3. Entregue o veículo ao comprador, junto com esse CRV preenchido e com o CRLV mais recente (ambos originais). Lembre de entregar chaves reserva, manual, frente do rádio, e tudo o mais que tiver. Sugiro que entregue também cópia do comprovante de pagamento de IPVA/DPVAT/licenciamento dos últimos 5 anos.

4. Negócio fechado! Mas ainda não acabou. Entre no site do DETRAN, preencha e envie a comunicação de venda. Se vc não fizer isso e o comprador não transferir para o nome dele, vc pode ser obrigado a pagar multas e IPVAs que não deveriam ser seus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário