segunda-feira, 1 de junho de 2020

Erosão recorrente de córnea

Lesão de córnea, Úlcera de córnea, Erosão recorrente de córnea...... tive isso muitas vezes, na infância, na adolescência, e só fui controlar na idade adulta.

Quero compartilhar minha experiência de como controlei isso:

1) Toda noite, antes de dormir, passo um colírio em gel para proteger (ex. vidisic, adaptis gel, genteal gel, viscotears, etc). Composição: ácido poliacrílico 0,2%. Esses colírios são um intermediário entre um líquido e uma pomada, é um líquido mais viscoso, que mantém a proteção por mais tempo.

2) Esse colírio tem efeito por umas 4 - 5h. Então, se acordo de madrugada, pingo novamente o colírio antes de qualquer coisa.

3) Quando acordo de manhã, também pingo de novo. Só isso. Durante o dia, não uso nada (houve um tempo q eu usava qq colírio (ex. lacrifilm) quando percebia q o olho estava seco, por exemplo, no início da tarde.... mas não uso mais)

Pra mim, a maioria das vezes q eu tinha lesão na córnea, acontecia de noite. Eu ia dormir bem, e acordava c/ o olho ruim. Antes, eu tinha lesão pelo menos a cada 3 meses, e agora tem sido bem raro (faz uns 5 anos que não tenho).

Tratamento: a maioria dos oftalmologistas prescreve um dos seguintes tratamentos:
a) Pomada (epitezan) - é bem espessa, e é bem estranho passar pomada no olho pra quem não está acostumado. Fica 1 semana com o olho fechado no escuro (pq claridade dói) e daí melhora.

b) Colocar uma lente de contato gelatinosa para proteger, e pingar colírios antibiótico e para manter hidratado. Fica também 1 semana pra melhorar (talvez um pouco mais), mas pelo menos dá pra ficar com o olho meio aberto (não dá pra ficar vendo telas, computador, celular).

c) Mas o tratamento mais eficaz, que poucos médicos têm coragem de fazer é o seguinte: primeiro faz uma "curetagem". Coloca um colírio anestésico e, com um cotonete (sim, cotonete comum), e olhando pelo equipamento, o oftalmo retira os pedaços da córnea que estão "soltos", lesionados. Em seguida, coloca-se uma lente gelatinosa e usa-se colírios (como no item (b)).

Esse tratamento (c) é meio traumático, dói um pouco para fazer a curetagem e poucos oftalmos fazem isso. Mas feito isso, em dois dias vc já está quase melhor. A cicatrização é infinitamente mais rápida. E também mais duradoura. Na última vez que tive, a oftalmo ainda combinou isso com o uso prolongado da lente gelatinosa (~6 meses), para que a córnea cicatrize completamente protegida pela lente.

Enfim, isso é um resumo de décadas de sofrimento com esse problema. É um problema meio genético, várias pessoas da minha família tiveram, mas no meu caso se prolongou bem mais (a maioria pára de ter o problema espontaneamente na idade adulta). Parece que ninguém sabe explicar ao certo pq isso acontece. Minha teoria é q deve estar relacionado c/ o ressecamento noturno do olho, associado à fragilidade (genética) da córnea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário