segunda-feira, 8 de junho de 2020

Erosão recorrente de córnea - complementos

O principal sobre o problema q tive de erosão recorrente de córnea está no meu post anterior: https://blablablaaa1234567890.blogspot.com/2020/06/erosao-recorrente-de-cornea.html

Mas coloco aqui algumas informações secundárias, mas que talvez sejam úteis caso alguém esteja pesquisando sobre este problema:

1) Algumas poucas vezes ouvi o diagnóstico de Herpes Ocular. Aparentemente, o vírus do herpes simples, que existe na boca de 70% das pessoas, pode passar para o olho e causar lesões de córnea, quando houver p. ex. uma queda na imunidade da pessoa (ex. stress).

Isso faz algum sentido, até pq eu tinha a mania de ficar colocando o dedo na boca e usar a saliva pra limpar o olho. Aprendi que isso é uma péssima idéia, o melhor é evitar ao máximo colocar o dedo no olho (se precisar fazê-lo, lavar as mãos antes). Outra idéia q acho boa é usar a manga da camiseta (ou lenços descartáveis) pra coçar o olho, evitando colocar o dedo (q sempre tem germes).

Mas, honestamente, sempre q tive esse diagnóstico, tratei (se não me engano, o tratamento era alguma injeção, não lembro de qual medicamento)...... mas pouco tempo depois, a erosão voltava. Então tenho um pouco de dúvida se esse diagnóstico estava mesmo correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário